terça-feira, 17 de maio de 2016






FUNCIONALIDADE, PRECISA-SE!



Desenvolver atividades com alunos com Necessidades Educativas Especiais é, muitas vezes, um desafio, pois não existe o suporte formal de um currículo que pode funcionar como uma baliza de conteúdos, tempos e/ou procedimentos.
A intuição e sensibilidade do professor são, pois, ferramentas de apoio e medidoras de estratégias que se podem pôr em prática. 
Um objetivo é certo com estes alunos: a funcionalidade.
Fazer com que adquiram competências funcionais, levando-os a treinar gestos diários, idas a sítios específicos desempenhar funções especificas, procedimentos próprios e comportamentos ajustados, é essencial e é o que procuramos, muitas vezes fazer.
Aqui deixamos as fotos das últimas atividades realizadas pela professora de Educação Especial, Sílvia Santos, com alunas do 4º ano, de Currículo Específico Individual, da EB1 nº5 em que se treinava o ABOTOAR DOS CORDÕES DOS SAPATOS e também uma IDA AOS CORREIOS, colocar uma carta de cada aluno. Esta última atividade foi realizada em parceria com a professora titular de turma, Isabel e a professora Sílvia, de Educação Especial e pressupôs toda a exploração inerente ao tema e que teve a ver com o preenchimento do envelope, a colagem do selo e a deslocação à estação dos Correios.
Não ficámos bem?





Sem comentários:

Enviar um comentário